Por mais que você seja experiente e esteja acostumado a lidar com negócios diariamente, é difícil administrar uma empresa em situação de crise, por isso, separamos algumas dicas que são essenciais para enfrentar situações delicadas e que exponham uma empresa à riscos jurídicos ou financeiros que comprometam o seu desenvolvimento. Acompanhe este post e confira 3 dicas para você administrar empresas em situação de crise!
Primeiramente, quem lida com o mundo empresarial, sabe que é preciso desenvolver habilidades específicas, como a habilidade de lidar com riscos e criar soluções rápidas, que de preferência proporcionem segurança para sua empresa.
Cada novo problema, pode parecer um desafio ainda mais difícil, mas a realidade é que são diversas situações diferentes e cada uma pede atenção e cuidado especial na hora de administrar empresas.
Mas, quais situações podem implicar em riscos para sua empresa?
Os problemas enfrentados na hora de administrar empresas costumam ser relacionados a falta de planejamento estratégico e assessoramento jurídico, por isso, ter especialistas preparados para lidar com as situações mais adversas é imprescindível.
Um planejamento estratégico prepara sua empresa para as mutações do mercado e te auxilia a tomar decisões mais assertivas e seguras para o futuro da empresa, oferecendo facilidade de adaptação para enfrentar os desafios do dia-a-dia, além de ajudar a identificar as melhores oportunidades de negócio para dedicar seu tempo e recursos, por isso, a falta desse planejamento é um dos fatores que podem colocar a sua empresa em risco.
Mas, muitos dos casos, podem se tratar apenas da falta de aconselhamento jurídico, como dificuldades com elaboração de contratos, você sabe como erros contratuais podem prejudicar a sua empresa?
A principal função de um contrato é oferecer proteção legal, além de defender os interesses da empresa e garantir segurança para ambas as partes, um contrato mal elaborado pode acarretar em ações judiciais, desgaste de ambas as partes e também refletir na imagem da sua empresa.
Dificuldades com a área tributária também são muito comuns, por isso é necessário estar sempre atento às mudanças e aos impostos que sua empresa deve pagar.
Além, é claro, de dívidas que aparentemente não possuem solução, mas podem ser facilmente resolvidas por meio de cobrança extrajudicial.
Outro tipo de problema que toda empresa quer evitar é o de demandas consumeristas, afinal, quem quer ter problemas com seus clientes? Ações judiciais de consumidores são sempre um bom motivo para se preocupar!
E jamais poderíamos deixar de citar as demandas trabalhistas, que são extremamente comuns para empresas de todos os portes, principalmente com o covid-19, então caso sua empresa esteja tendo problemas, é importante conferir como ficam as relações trabalhistas durante a pandemia.
Confira algumas dicas que a SBC Law separou para te ajudar a lidar com situações de crise!
3 dicas para você administrar empresas em uma situação de crise
Agora que você já observou alguns fatores comuns que costumam causar problemas para administrar empresas, é importante avaliar algumas decisões que são cruciais para evitar problemas no seu negócio.
É claro que o suporte de um especialista pode fazer toda a diferença em momentos de dificuldade, mas existem alguns fatores básicos que você precisa se atentar.
Veja algumas dicas que fazem toda a diferença na hora de enfrentar uma crise dentro da sua empresa
- Confira o caixa e calcule as dívidas;
- Negocie com os fornecedores;
- Use a internet e a tecnologia a seu favor.
Com essas 3 pequenas ações que você viu acima, será muito mais fácil lidar com situações delicadas e proteger a sua empresa de problemas mais sérios.
E se você ainda está inseguro quanto ao futuro do seu negócio, não deixe de considerar a recuperação judicial, confira se sua empresa se encaixa nos requisitos para este tipo de ação e planeje seus próximos movimentos!
Quer entender mais sobre a recuperação judicial? Veja aqui como ela funciona.
Mas é importante lembrar que de nada adianta tomar as devidas precauções se você não puder contar com o amparo de uma equipe jurídica.
Com um jurídico bem estruturado, é possível lidar de forma mais inteligente com as situações indesejadas e até mesmo evitar crises dentro da sua empresa, poupando seu negócio de transtornos financeiros ou judiciais.
Você sabe a importância de um jurídico empresarial eficiente?
Um jurídico eficiente traz segurança e redução de riscos, impactando diretamente a performance da sua empresa.
Empreender é pensar em vários fatores simultaneamente, você como empresário, sabe bem disso.
Para que suas decisões sejam cada vez mais inteligentes, é importante que o jurídico da sua empresa esteja bem alinhado, e pensando nisso, a SBC Law preparou 4 dicas que vão direcionar o seu departamento jurídico, acompanhe:
- Ter uma atuação ativa;
- Usar a tecnologia como aliada;
- Atuar em conjunto com parceiros e outros departamentos;
- Ter uma política de compliance.
Para obter resultados, reduzir riscos e contribuir com o desenvolvimento saudável do seu negócio, conte com a equipe de especialistas da SBC Law e lide com questões jurídicas de forma simples e inteligente.
Continue acompanhando o SBC Insights para saber tudo o que se passa no mundo jurídico e empresarial, além de poder contar com as dicas de nossos especialistas para lidar com as mais diversas situações dentro do seu negócio.
Veja também: