O open banking pode parecer confuso no início, mas seu uso vai se tornar cada vez mais comum e, por isso, você precisa entender como ele funciona.
Antes de mais nada, é necessário conhecer esse serviço que promete mudar para melhor o relacionamento de pequenos e médios negócios com as instituições financeiras, então, confira este texto até o final e entenda como funcionará!
O que é o open banking?
Esse é um sistema do Banco Central que permite ao cliente o compartilhamento de dados financeiros com outros bancos.
Com a plataforma, o seu histórico financeiro, ou da sua empresa, ficará à sua disposição e não mais à disposição das instituições financeiras.
Sabe o que isso significa? Que caso você seja cliente de uma instituição há muitos anos, e seu histórico interno seja excelente, com bons investimentos, bons limites, bom histórico de pagamentos, dentre outros, com a sua autorização, o banco poderá fornecer o acesso de todos esses dados para outras instituições.
Ou seja, muito menos burocracia e muito mais rapidez e facilidade para conseguir crédito financeiro e benefícios em qualquer instituição.
Mas, para isso, é preciso uma autorização com prazo de validade de 12 meses.
A previsão é que até 15 de dezembro, a plataforma esteja com todos os recursos disponíveis.
Confira nosso texto sobre a retomada econômica nas empresas durante o período pós Covid-19!
Benefícios do open banking para pequenas empresas
Existem duas principais vantagens da utilização do open banking em pequenos negócios: redução de gastos fixos e melhora do fluxo de caixa.
O open banking traz a ideia da inovação e tecnologia, tanto para o consumidor, quanto para as empresas permitindo a redução de custos com empréstimos e tarifas bancárias, o que contribui para o aumento da competitividade.
Além é claro, da facilidade de crédito, portanto, este é o momento de especular e escolher produtos e serviços com taxas mais econômicas!
Veja como vai ajudar o seu negócio na prática
Para facilitar a compreensão, vamos utilizar um exemplo prático de como o open banking pode ser utilizado por um pequeno negócio, confira!
Infelizmente é muito comum acontecer de um micro ou pequeno negócio atrasar a folha de pagamento e acabar de submetendo à um empréstimo.
A princípio, em um procedimento comum, ao qual estamos habituados, o dono deste negócio precisaria conhecer as ofertas de crédito e taxas de juros de instituições financeiras, demandando algum tempo para realizar a busca e decidir o melhor caminho para sua empresa.
Entretanto, com o open banking e a autorização para compartilhamento de dados bancários, o empreendedor terá todas as opções de crédito e taxas do momento disponíveis em um só lugar, um canal digital que pode ser acessado pelo celular.
Seu negócio está passando por uma crise? Clique aqui e saiba como agir!
Quer saber como aderir ao sistema?
Na verdade, é bem simples…Confira!
Tanto pessoas físicas, tanto empresas precisarão escolher quando e com quem compartilhas os dados, portanto, o usuário escolhe quais informações quer compartilhar e não paga nada por isso.
Além disso, a solicitação para este serviço deve ser realizada de forma digital em canais das instituições autorizadas pelo Banco Central.
Veja os principais pontos sobre o open banking e o uso de dados:
- Compartilhamento opcional: todas as transferências de dados dependem de solicitação do cliente.
- Consentimento eletrônico: a autorização é feita digitalmente e deve ser clara e acessível, deixando explícito para qual objetivo os dados serão utilizados.
- Transferência de dados: devem ocorrer somente de um banco para outro, desde que seja interesse do cliente, como em casos de abertura de conta em novo banco.
- Prazo de validade: o tempo limite de uso das informações é de no máximo 12 meses, após isso, é necessária nova autorização para que os dados voltem a ser compartilhados.
- LGPD: apesar de o open banking possuir uma regulamentação específica, a Lei Geral de Proteção de Dados deve ser seguida pelas instituições.
Quer saber mais sobre a LGPD e como ela afeta o seu negócio? Clique aqui e veja!
Open banking é a tecnologia que faltava para dar muito mais praticidade e segurança para o mercado financeiro do Brasil!
Gostou de saber mais sobre o open banking? Já está pensando em aderir ou acha que é cedo para apostar neste sistema?
Uma coisa temos certeza, o open banking vai revolucionar o mercado e é preciso estar atento aos próximos passos.
Para continuar acompanhando as tendências e as novidades que podem afetar seu negócio, é só ficar de olho no SBC Insights!
Aqui você se mantém atualizado e ainda confere dicas de especialistas jurídicos que certamente vão fazer toda diferença nos seus resultados.
Veja também: