É muito comum que empresários entendam a importância da adequação à LGPD, mas não saibam por onde começar, por isso, separamos um guia simples de como começar esse processo. Confira o passo a passo para iniciar a implementação da LGPD na sua empresa!
Se você se enquadra nessa situação, fique tranquilo, esse passo a passo vai te ajudar a entender como começar e evitar sanções desnecessárias, afinal, ser penalizado por falta de conhecimento é completamente injusto, então acompanhe este post até o final e adeque sua empresa à nova Lei Geral de Proteção de Dados.
A implementação da LGPD na sua empresa é mesmo necessária?
Sim! A adequação à LGPD é essencial para que sua empresa não sofra com as penalizações impostas pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), essas sanções passam a ser válidas a partir de 1 de agosto e o prazo para adaptação está cada vez menor, portanto, se você ainda não tomou nenhuma medida de proteção de dados, é hora de começar a se preocupar.
E é importantíssimo lembrar que pouco importa a sua área de atuação, toda e qualquer empresa que lide com dados particulares, seja de clientes, fornecedores, colaboradores ou qualquer outra pessoa, precisa se adaptar às normas.
Caso você pense que é necessário um grande investimento, não se preocupe, é possível se adequar e começar a implementar a LGPD sem gastos absurdos.
Um diagnóstico detalhado e tecnologias poderosas certamente ajudam na proteção dos dados, mas existem algumas medidas básicas de cuidados que são fundamentais para este começo e é sobre isso que vamos falar aqui.
Essas medidas básicas e rápidas demonstram a preocupação da empresa com a proteção de dados e por isso, podem ser um bom início para a adaptação à LGPD.
Medidas básicas para adequação de empresas à LGPD – Passo a passo
Antes de tudo, você precisa saber que este é somente o início de um processo de adequação, pois as normas estabelecidas pela LGPD possuem algumas especificações que você somente conseguirá cumprir com o tempo, dedicação e ajuda profissional, mas em decorrência do prazo (que está se esgotando), a SBC Law preparou algumas dicas com medidas básicas que devem ser tomadas para iniciar o processo de adaptação às normas da Lei Geral de Proteção de Dados.
Agora sim, confira o passo a passo para iniciar a implementação da LGPD na sua empresa:
- Sua empresa precisa estar em completa sintonia:
Reforçar a conscientização entre os funcionários sobre a importância da proteção e manutenção da segurança de dados é essencial.
- Instalação de um bom antivírus:
Um antivírus pode parecer algo sem muita importância para muitos, mas demonstra que a empresa possui o mínimo de consciência e cuidado com os dados armazenados.
- Acesso restrito:
Organize sua empresa para que nem todos os funcionários tenham acesso aos dados sensíveis.
- Descarte de dados:
Realize o descarte seguro de dados antigos que não possuem mais utilidade para a empresa.
Minha empresa já está dentro das normas da LGPD?
Certamente não!
As medidas citadas acima não vão deixar sua empresa em compliance com a LGPD e caso hajam falhas na proteção de dados, seu negócio terá de arcar com as sanções da lei.
Mas, são alguns procedimentos simples que além de fazerem toda a diferença, também são facilitadores da adaptação com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Agora, saiba tudo sobre a LGPD e suas exigências.
Ainda não compreendeu se pode ou não tomar multas e sofrer punições pela LGPD? Então vamos falar um pouco sobre isso!
Como as sanções da Lei Geral de Proteção de Dados serão aplicadas pela ANPD?
Como você já sabe, a data oficial para o início da aplicação das sanções da LGPD é 1 de agosto, mas assim como você, muitos possuem dúvidas de como será feita a aplicação de penalidades para quem descumprir a lei.
Muitas empresas ainda não conseguiram se adaptar e o medo da punição é uma realidade para quem está passando por esse processo de adaptação, por isso, é de se esperar que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados não aplique multas e penalidades por qualquer deslize, é preciso que haja um entendimento completo das sanções para que elas possam ser aplicadas com a devida rigidez.
Ou seja, serão necessários casos reais e palpáveis que deem direcionamento para as punições e sanções econômicas.
Conheça as sanções da LGPD agora mesmo!
Fato é, quanto antes sua empresa estiver dentro dos conformes da LGPD, melhor será, assim você evita prejuízos e surpresas desagradáveis, por isso, conte com a SBC Law para te ajudar nesse desafio e acelerar esse processo.
Adeque sua empresa o quanto antes!
Gostou de saber mais sobre a LGPD? Então continue acompanhando o SBC Insights, aqui você fica sabendo tudo sobre as tendências jurídicas e empresariais que vão fazer toda a diferença para o desenvolvimento do seu negócio.
Veja também: