Compliance – O que é e a qual a importância para a sua empresa
O compliance é uma prática estratégica cada vez mais adotada e divulgada pelas empresas. Essa preocupação se deu pelos desdobramentos das Operações da Polícia Federal, que identificaram irregularidades nas transações, sobretudo financeiras, entre órgãos públicos e empresas privadas.
Apesar do termo “compliance” ser oriundo do mercado financeiro e do seu background estar associado à corrupção, a prática em si diz respeito ao ambiente corporativo como um todo, da postura do colaborador às políticas internas que foram criadas em torno de leis e normas que a empresa deve seguir para estar em conformidade com o governo.
Estar em compliance é sinônimo de transparência
Comunicando suas atitudes ou se antecipando diante dos riscos, a empresa em compliance passa mais segurança aos seus acionistas, mostra que sua gestão é madura e que tem pleno controle de sua reputação. Mas, para que de fato aconteça, é preciso adotar estratégias e designar membros da equipe para garantir sua efetividade, inclusive, nos cargos de chefia.
A criação de um Programa de Compliance e Ética Empresarial é fundamental para a execução desta função. O Programa pode estabelecer códigos de conduta e canais de denúncia, avaliações, gestão de risco e treinamento do time para assegurar o cumprimento das regras. Além de monitorar questões relacionadas à ética, sustentabilidade e cultura corporativa.
Entre tantos os seus desdobramentos, o caso ocorrido em uma loja do Carrefour de Porto Alegre é um case de ausência de compliance na gestão. Tanto que o Ministério Público Federal publicou uma nota pedindo que a organização introduzisse medidas concretas de compliance em Direitos Humanos e programas de capacitação com o objetivo de combater o racismo estrutural e a discriminação racial.
Hoje em dia é indispensável que as empresas tenham claros os seus valores e se responsabilizem por posturas e práticas que possam contribuir para o futuro da sociedade. Este novo posicionamento acompanha a nova geração de consumidores mais conscientes e com propósito.
Por isso, é de suma importância que as companhias tenham o respaldo de parceiros jurídicos que de fato entendam do seu negócio e pensem estrategicamente a fim de reduzir os riscos e trazer as respostas mais seguras para seu crescimento sustentável.
Veja também: